Ricerca | Equipe
648
page-template-default,page,page-id-648,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Equipe

A Equipe RICERCA é formada por uma combinação de profissionais multidisciplinares provenientes da Universidade e do ambiente corporativo. De um lado, profissionais com competência para estudar o entendimento de fenômenos, pesquisar e desenvolver soluções e aplicações, de outro, profissionais que entendem insights de mercado e tendências de consumo para transformar novas tecnologias em benefícios aplicados a produtos e serviços.

Juliane Vicenzi

CEO e Fundadora

Doutora em 2005 e Mestre no ano de 1999 em Ciência e Tecnologia de Materiais pela UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGE3M), conceito 7 pela CAPES.

Graduada em Engenharia Mecânica, em 1997 pela UFRGS.

Possui ampla experiência acadêmica, desenvolvida em mais de 15 anos de atuação como pesquisadora e professora da UFRGS, Programa de Pós Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais e Departamento de Engenharia de Materiais, onde conduziu solicitação de projetos a órgãos governamentais, aprovando e desenvolvendo projetos junto a órgãos como FINEP, CNPq e Capes. Atuou ainda junto à Fundação Luiz Englert aprovando e desenvolvendo projetos junto à Aneel, com diversas empresas do setor elétrico brasileiro (Grupo AES, CEEE, CGTEE, RGE, EDP).

Participou da tradução e revisão técnica do Livro Design-Driven Innovation, Mudando as Regras da Competição: A inovação Radical do Significado de Produtos, de autoria do Prof. Roberto Verganti.

Atua como consultora em São Paulo desde 2011, participando como professora em programas de capacitação de gestores de inovação. Atuou em programas de Capacitação In Company, ministrando módulos que agregam conhecimentos de Oceano Azul (W. Chan Kim, Renée Mauborgne), Inovação de Significado (Roberto Verganti), Business Model Generation (Canvas de Alexander Osterwalder), Open Innovation (Henry Chesbrough) e Técnica dos Seis Chapéus (Edward de Bono) para empresas como Embraer, Jonhson & Jonhson e Méritor do Brasil. Atuou ainda como instrutora de módulos do Curso de Gestão da Inovação para turmas abertas para empresas como:,Andrade Gutierrez, Odebrecht, Ambev, Coca Cola, BRF, Méritor do Brasil, Nestlé, SENAI, entre outras.

Como consultora conduziu captações de fomento para inovação, já tendo auxiliado empresas na aprovação dos seguintes órgãos/linhas de fomento: FINEP Reembolsável, FINEP Subvenção TI Maior, Programa FINEP Inova Petro, Programa FINEP Inova Sustentabilidade, FINEP Programa Paiss, FINEP Inovacred, CNPq – Rhae Pesquisador na empresa, Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), linhas BNDES, entre outras.

Andrea Pokorny Chiappin

Diretora Técnica – Recursos Governamentais

Doutora em 2011 e Mestre no ano de 2006 em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGE3M), conceito 7 pela CAPES.

Com mais de 10 anos de experiência acadêmica, atuou como pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais. Possui estágios pós-doutoral em materiais compósitos (2012), cerâmicas porosas (2013), Análise do Ciclo de Vida (ACV) de materiais na área da construção civil (2014) e espumas vítreas (2015). Participou ativamente em diversos projetos cooperativos de pesquisa Universidade-Empresa com destaque para: Sultech Sistemas Eletrônicos, Rijeza Metalúrgica, Gerdau e Cerâmica Vogel.

Graduada em Engenharia de Materiais em 2004 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Atua como consultora desde 2014, auxiliando empresas em solicitações de financiamentos e subvenções econômicas, já tendo auxiliado empresas na aprovação dos seguintes órgãos/linhas de fomento: FINEP Reembolsável, FINEP Subvenção, Programa FINEP Inova Petro, FINEP Inovacred, Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), linhas BNDES, entre outras.